Os aparelhos de ar condicionado são (muito) grandes consumidores de energia

climatizadores portátil para venda
Um aparelho com uma potência de refrigeração de 2.500 W (para uma divisão com cerca de 25 m 2 ) custa, em eletricidade, cerca de 20 cêntimos de euro por hora de utilização, ou quase 5 euros por dia em funcionamento contínuo. Durante os nossos testes, medimos o nível sonoro com o programa mais silencioso, depois com o recomendado para uso diário e, por fim, na potência máxima.

Esteja avisado: não existe ar condicionado portátil silencioso. Os proprietários que pretendam ter ar condicionado para além dos meses de verão deverão optar por um ar condicionado fixo, do tipo “split”, disponível a partir de 1.000€. Para ar condicionado ocasional, aparelhos de ar condicionado móveis monobloco são suficientes. A sua principal vantagem é a simplicidade: podem ser instalados em poucos minutos, podem ser transportados de uma divisão para outra (a sala durante o dia, o quarto à noite…), podem ser guardados num armário no inverno e vender a partir de 300€.

Acima de tudo, têm um bom desempenho: as melhores referências no nosso teste conseguem baixar a temperatura de uma sala entre 35 e 30°C em apenas alguns minutos. Esses aparelhos de ar condicionado evacuam o ar quente através de um duto flexível que passa por uma janela ou orifício na parede, o que os torna mais eficientes do que simples ventiladores.

Na verdade, ao contrário do ar condicionado, o ventilador apenas agita o ar, sem resfriá-lo. Portanto, produz uma sensação de resfriamento quando ligado, mas desaparece instantaneamente quando o dispositivo é desligado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *